A saga de uma mulher, Jacinta Sousa, que foi levada do colo da mãe para o Brasil aos três anos e regressa para a conhecer mais de cinquenta anos depois é o ponto de partida deste extraordinário romance de Inês Pedrosa. “No Brasil eu sempre fui a Portuguesa; em Portugal, passei a ser a Brasileira".
Numa escrita inteligente, límpida e plena de humor, a autora cria um universo singular, uma aldeia em que se cruzam personagens e histórias de vários continentes.
Emigrações e imigrações de ontem e de hoje, seres solitários e escorraçados que procuram novas formas de vida, enquanto tentam sobreviver à maior depressão económica das últimas décadas.
O amor, a traição, o poder, a inveja, o ciúme, a amizade, o crime, o medo, a vingança e sobretudo a morte atravessam este livro que faz a radiografia do Portugal contemporâneo, num enredo cheio de força e originalidade.


Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão. Dirigiu a revista Marie Claire entre 1993 e 1996. Foi directora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Mantém desde há 13 anos uma crónica semanal, primeiro no semanário Expresso e actualmente no semanário Sol.
Desamparo, editado em 2015, é o mais recente romance, mas a autora tem já 22 livros publicados, entre romances, contos, crónicas, biografias e antologias. A sua obra encontra-se publicada no Brasil, em Espanha, em Itália e na Alemanha. Romances (todos publicados pela Dom Quixote): A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo, Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura) e Dentro de Ti Ver o Mar.
06/04/2015
O escritor António Lobo Antunes é um dos convidados da II Edição do Festival de Literatura de Girona e Olot, na Catalunha, que decorre entre os dias 9 e 11 de abril, e que este ano terá como tema de fundo “Escrever Cidades”.
David Machado - Indice Medio Felicidade
Novidades
01
02
03
01
Diário da Abuxarda
02
Minnie - História para Colorir
03
O Génio da Lâmpada
Notícias
06/04/2015
António Lobo Antunes na Catalunha
O escritor António Lobo Antunes é um dos convidados da II Edição do Festival de Literatura de Girona e Olot, na Catalunha, que decorre entre os dias 9 e 11 de abril, e que este ano terá como tema de fundo “Escrever Cidades”.
24/03/2015
"Está um bestseller internacional a escalar em Cascais?"
Jo Nesbø em entrevista à SÁBADO (com vídeo)